quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bolo de aniversário da mana



Este foi o bolo que fiz para o aniversário da minha irmã.
Ela fez no dia 1 deste mês mas só celebrou no dia 5 (domingo).

Ingredientes:
  • 7 Ovos inteiros
  • 3 Colheres (sopa) de água morna
  • 240 gr. de açúcar
  • 150 gr. de farinha

Fiz assim:
Pré-aquecer o forno a 180º.
Bati os ovos inteiros com a água morna com a batedeira eléctrica
durante alguns minutos.
Acresceitei o açúcar e bati durante 15 minutos (+/-) até a massa
crescer e ficar fôfa.
Peneirei a farinha e envolvi com a colher de pau.
Num tabuleiro anti-aderente, com spray da Espiga, coloquei a massa
e levei a cozer no forno durante 30 minutos. Fiz o teste do palito.

Entretanto fiz os ovos moles.
Ingredientes:
  • 12 Gemas de ovos
  • 12 Colheres (sopa)  de água
  • 12 Colheres (sopa) de açúcar
Fiz assim:
Num tacho juntei as gemas, a água e o açúcar.
Mexi com uma colher de pau e levei ao lumo mexendo sempre até
engrossar.
Tirei do lume e deixei arrefecer.

Desenformei o bolo e depois de frio parti-o ao meio.
Recheei-o com os ovos moles, sobrepus a outra metade
e cobri com os restantes ovos moles.
Decorei com confetis de chocolate.



Este é o resultado final!
Fica um bolo extremamente saboroso e fofo.
Depois de colocado no frígorífico e comido no dia seguinte soube ainda melhor.
Os ovos moles estavam mais consistentes e de sabor mais apurado.
Uma delícia!



Até encontrar outro que me satisfaça este será sem sombra de dúvida
o bolo escolhido para festejar os aniversários da Casinha.

51 comentários:

  1. Que lindo ficou o teu bolo, mesmo guloso!

    ResponderEliminar
  2. que lindo, lindo lindo, ficou o bolo que fizeste para a tua irma!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ah! Qual livro o da deco é para assinantes e o outro foi na Bertran on line

    ResponderEliminar
  4. Que bolo lindo Formiguinha, dê meus parabéns atrasados à formigóta irmã, que Deus a abençõe e lhe ilumine os passos. E seu bolo ai ai seu bolo com esse recheio, não deve ter sobrado nada no dia hem!! Delicioso deve ter ficado...bjinhos

    ResponderEliminar
  5. aaaaaaaaaaaaaaah! que delicia! adoro, adoro, adoro!

    ResponderEliminar
  6. Ai que bom!!! Adoro tudo o que leve ovos moles! Chego a ter desejos de ovos moles ehehehehe
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Parabéns para irmã da Formiguinha!!!
    Parabéns!!!!

    P.S:Hei Forrmiguinha, assim não vale...manda um pedacinho dessa delicia pra gente nê?! Risos!!!

    Beijinhos Iluminados!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderEliminar
  8. Dona Formiguita!!!
    Mas que maravilha de bolo!!!
    Parabéns ficou óptimo, és mesmo muito prendada :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Morro por ovos moles Formiguinha adoro adoro adoro, por isso este bolo é também para mim perfeito e que só pode ser delicioso, obrigado pela partilha,

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  10. De um simples bolo saiu um bolão maravilhoso amiga muito bonito mesmo, gostei......

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Há irmãs muito sortudas!!!
    Parabéns pelo gesto e pelo bolo, ficou óptimo!

    ResponderEliminar
  12. Muito bonito e com certeza bem delicioso, parabéns á tua mana.
    Jocas para as duas

    ResponderEliminar
  13. Formiguinha ficou lindo e delicioso com certeza!
    A sua mana deve ter adorado...parabéns à ela!
    Bjks

    ResponderEliminar
  14. Formiguinha, que lindo bolinho, deve ter ficado uma delícia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Formiguinha,o bolo ficou lindo,parabéns, levas jeito!
    Adoro bolo com café, se pudesse (não fosse olhar para a comida e ganhar peso) comia todos os dias.
    Bj
    Helia

    ResponderEliminar
  16. Que delícia de bolo Formiguinha!
    A irmã deve ter amado!
    Parabéns a ela!
    Beijinhos minha querida!
    Claudia.

    ResponderEliminar
  17. Parabéns à mana , o teu bolo ficou muito bonito, bjs

    ResponderEliminar
  18. Olá Formiguinha!
    Para participares tens de ir aqui a este link

    http://www.nestle.pt/cozinhar/passatempo.aspx

    e inserir a receita! Tem de ter pelo menos um ingrediente da Nestlé (longa vida, maggi etc.) e tanto pode ser prato principal como sobremesa, qualquer coisa!
    Na carta que me enviaram de felicitações dizia que o passatempo decorria até dia 30 de junho para elegerem o chefe do mês de junho. Por isso apreça-te, com tanta delicia que aqui tens de certeza que serás um forte candidata!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Formiguinha, esse bolo é de babar e com ovos moles é uma tentação, adoro :))
    Parabéns a mana que com certeza deve ter adorado o bolo que lhe fizeste!!Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Bem se o sabor estiver como o aspecto... estava divinal!

    Muitos parabéns à mana!!

    (Formiguinha, tu havias de ser proibida de colocar fotos de bolos...... fiquei aqui com água na boca, ainda por cima adoooro doce de ovos.)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá doce Formiguinha querida, tem um desafio prá vc lá no meu blog, sinta-se a vontade em aceitá-lo ou não ta?? O que importa é a nossa amizade...bjocas

    ResponderEliminar
  22. Formiguinha, que bom aspecto!
    :)
    Bom fim de semana!
    *

    ResponderEliminar
  23. Hum , uma receita bastante interessante.
    Vou anotar essa também. kkk
    Xeros

    ResponderEliminar
  24. OLÁ FORMIGUINHA, LINDO BOLO PARABÉNS!!
    E PARABÉNS A SUA MANA, QUE ELA TENHA MUITOS ANOS DE VIDA!

    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
    BJS,
    ANDRÉA...

    ResponderEliminar
  25. Lindos bolos e coisas gostosas de seu blog ...
    Parabens, já estou seguindo


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Formiguinha o bolinho ficou tão lindo e aposto que delicioso pela sua simplicidade.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  27. Bom dia amiga
    Que lindo bolo, deve estar uma delicia.
    eu Adoro bolo.
    tenha um lindo final de semana.
    Abraço amigo
    maria Alice

    ResponderEliminar
  28. Deve ter ficado realmente saboroso, pois tem cá um aspecto... yammi!

    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Ai que bom e que lindo. Também quero uma mana assim com dotes culinários.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Formiguita, vim agradecer por vc ter aceitado o desafio, e não tenha pressa, sei como a vida da gente é corrida, faça qdo puder. E lhe desejar um ótimo e feliz final de semana pra vc e a familia...bjokas

    ResponderEliminar
  31. exquisito pastel rico relleno ,abrazos y felicidades por el aniversario,cariños y abrazos.

    ResponderEliminar
  32. Domingo dia 19, programei uma surpresa para vc lá no blog!
    Venha me visitar! Espero que goste!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  33. Forminguinha,
    parabéns à mana. ficou lindo o teu bolo e super profissional! :) beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Passei para conhecer o seu cantinho...adorei!
    Já estou te seguindo...
    Bjos,

    http://repensandoacoes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  35. - Ái, que delícia! Eu quero, eu quero, eu quero!!!rsrsrs
    Adoro estar aqui. Suas receitas são sempre deliciosas!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  36. Hum...que vontade me deu de comer um pedaço com uma boa xícara de café...! Parabéns para a mãe! Abs e boa semana! Marion

    ResponderEliminar

  37. Felismina: - Obrigada!


    Luísa Alexandra: - Obrigada!


    Margarida: - Muito Obrigada!


    Ideias no sotão: - Obrigada!


    Guidinha: - Obrigada!


    Josy: - Obrigada minha querida! Os parabéns serão dados. Acredita que pouco sobrou.:)


    Corina de Oliveira: Bem vinda à minha Casinha!
    Obrigada pela visita e comentário. Adorei!:)



    Sissamar: Obrigada! Também gosto muito de ovos moles.:)


    Roberta Maia: - Obrigada minha querida! Vai já a seguir uma fatia directamente para o Brasil.:)
    Beijos e muita luz!!!


    Patrícia: - Obrigada minha querida amiga!:)


    Paula Mariana: - Também gosto muito de ovos moles e por isso mesmo este bolo ficou perfeito, para mim e para ti, claro! Obrigada!


    Beth: - Obrigada minha querida!


    Irene: - Obrigada!


    Elsa: Obrigada! Modéstia à parte mas ficou mesmo delicioso.:)


    Ivani: - Obrigada! Adorou.:)


    Cidália: - Obrigada!


    Hss: - Obrigada! Também eu não me importava de comer todos os dias mas infelizmente não posso.:)


    ResponderEliminar

  38. Perfeita Ordem: - Obrigada minha querida Claúdia!
    A minha irmã amou.:)


    Xana: - Obrigada!


    Gina acasadagigis: - Obrigada!


    Paty: - Obrigada minha querida pelo teu comentário, adorei.:)


    DamadasCamélias: - Acredita que está! Não digas isso porque faço com tanto gosto.:)


    Josy: - Obrigada minha querida por te lembrares de mim.:) Aceito com muito gosto mas vai demorar a postar, tem paciência.


    Ana de portugal: - Obrigada!


    Luna: - Obrigada!


    Misturação - Ana Karla: - Obrigada! Anota querida.:)


    Andréa: - Obrigada pelas suas palavras.:)


    Daniel Deywes: - Bem vindo!
    Obrigada pela visita, comentário e por estar a seguir a Formiguinha. Adorei!
    Vou já conhecer o seu cantinho. Me aguarde.:)


    Moni: - Ficou lindo e delicioso, modéstia à parte.:) Obrigada!


    Maria Alice Cerqueira: - Obrigada pelo seu comentário.:)


    Mafalda S.: - Acredita que ficou.:)


    Te: - Obrigada!:)


    Rosita Vargas: - Obrigada!:)


    Sandra Portugal: - Vou já ver, querida.:)


    Barida: - Obrigada! Super profissional?:)


    Bruna do Gourmandisme: - Seja bem vinda à minha húmilde Casinha.:) Obrigada pela visita, comentário e por ficares minha seguidora. Adorei!
    Vou já conhecer o teu cantinho...


    Micheli: - Seja bem vinda à minha húmilde Casinha.:) Obrigada pela visita, comentário e por ficares minha seguidora. Adorei!
    Vou já conhecer o teu cantinho...


    Ange Rocha: - Obrigada! Leva o bolinho se quiser...:) Também adoro a sua visita.


    Lacorrilha: - Também a minha!:)


    Marion: - Obrigada! Fica à vontade.:)


    Obrigada pelos comentários. ♥

    ResponderEliminar
  39. Tens um miminho na minha janela ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Formiguinha minha querida,pela hora acredito que você já esteja dormindo,por isso desejo a você lindos sonhos e uma terça-feira repleta de coisas boas!
    Beijinhos.
    Claudia.

    ResponderEliminar
  41. Tem um aspecto delicioso! Parabéns à mana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Ficou muito bonito o bolinho.
    Certamente que todos o elogiaram

    ResponderEliminar
  43. Formiguinha, foste a vencedora do meu passatempo já ficas então a saber agora que foi o teu bolinho que escolhi, parabéns e muito obrigada.

    PS- Manda email com a tua morada para que te possa enviar o meu presentinho.

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  44. estou a pensar seriamente fazer este bolo para o aniversário da minha pequena!
    vou levar esta receita!

    ResponderEliminar
  45. Bom dia
    Fiz este bolo exatamente como diz na receita e ficou "uma sola" :). Voltei a fazer a seguir e ficou igual.
    Não sei o que se passou pois os meus bolos ficam sempre bons:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá:)

      Não sei o que dizer porque já fiz várias vezes e fica sempre perfeito, tal como nas fotos. Segue a receita à risca? Bate os ovos com o açúcar e a água exatamente 15 minutos? - Tem mesmo de ser porque assim não cresce e não fica fofo e a farinha é envolver delicadamente. Forno a 180ºC. Tem de experimentar outra vez:)

      Boa sorte!
      Beijinhos

      Eliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...