quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bolo com chantili e morangos


Olá!

Para celebrar o aniversário do meu filho e para aproveitar a época dos morangos fiz o bolo
do costume; postado aqui e aqui; e decorei com chantili e morangos.
Ficou um bolo fofo, fresquinho e muito delicioso.
E haverá combinação mais perfeita para os morangos e chantili?
Penso que não!


Tenho que aperfeiçoar a decoração! Foi feita em cima da hora porque não sabia muito bem
como decorar o bolo. Só depois de ver os morangos e as natas é que me surgiu a ideia.
A pressa é inimiga da perfeição mas no final ficou super delicioso e foi muito elogiado.



Ingredientes:

  • 7 ovos
  • 3 colheres (sopa) de água morna
  • 240 gr. de açúcar
  • 150 gr. de farinha com fermento

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º.
Barrei um tabuleiro rectangular com margarina, forrei com papel vegetal e pulverizei com óleo
em spray da Espiga. Reservei.
Numa taça juntei os ovos inteiros com a água morna e bati durante alguns minutos até ficar bem
misturado. Adicionei o açúcar e bati durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa.
Por último, envolvi muito delicadamente com uma colher de pau a farinha peneirada.
Coloquei a massa no tabuleiro e levei a cozer no forno durante 30 minutos. Fiz o teste do palito
para verificar se o bolo estava cozido.
Desenformei o bolo e deixei arrefecer. (arrefeceu durante toda a noite porque foi feito no dia anterior).

Para rechear o bolo fiz uma calda de morangos que ficou soberba.
De uma caixa de 500 gr. de morangos tirei 400 gr. para a calda. Os restantes foram para a decoração.
Fiz assim:
Lavei e arranjei 400 gr. de morangos e parti aos quartos.
Coloquei numa caçarola e adicionei 150 gr. de açúcar e sumo de 1/2 limão.
Levei ao lume a levantar fervura e deixei ferver por 10 minutos mexendo de vez em quando para
não agarrar.
Quando ficou com a consistência de calda retirei do lume e deixei arrefecer.

Entretanto bati duas embalagens de 200 ml de natas (sem lactose) em chantili e adocei a gosto.
Reservei no frigorifico.
Ás restantes 100 gr. de morangos laminei-os com a ajuda do cortador de ovos.





Montagem do bolo:
Parti o bolo ao meio, coloquei uma parte no tabuleiro de servir e barrei com chantili. Por cima
coloquei a calda de morangos.
Sobrepus a outra metade do bolo e cobri com o restante chantili. Decorei com os morangos
laminados e algumas pepitas de chocolate.
Pronto para servir!








Aqui, apresento três posições diferentes da mesma fatia. A única que sobrou para a foto.

A massa deste bolo fica com uma consistência muito suave e húmida. É a preferida da Casinha.

A calda de morangos, que adorei, fica tão deliciosa que é-me impossível descrever.
A doçura dos morangos, que se sentiam ao trincar, misturada com as natas fresquinhas tornaram
o bolo perfeito. Não é um bolo para comer mas sim para saborear.


Aproveito para agradecer as felicitações deixadas ao meu filho.
E agradeço também quem por aqui passou (e passa) e nada comentou.
Muito obrigada!


Continuação de uma óptima semana!
Beijinhos;


69 comentários:

  1. Manda vir uma fatiazinha para mim...que bom aspecto :)
    Já agora parabéns atrasados ao filhote, não vi o post ( este blogger anda maluco!!)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi, certamente encantou todos os convidados pois o bolo ficou lindo, muito colorido e certamente delicioso (os elogios foram merecidos).
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Que lindo e deve ter ficado delicioso beijos

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso esse bolinho... e para comemorar uma data especial, melhor ainda...
    Parabéns atrasados ao filhote :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Formiguinha!
    O teu bolo ficou lindíssimo e certamente delicioso...um beijinho e resto de uma boa semana:))

    ResponderEliminar
  6. Formiguinha, o bolo ficou fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Esse bolo está com um aspecto maravilhoso que enche as vistas!
    eh eh eh

    Devia estar delicioso!

    Eu aqui a comer saladinha por causa da boa forma e entro aqui e deparo me com um bolo destes!
    Não há condições!! ah ah ah

    Beijinhos Formiguinha
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Só se come algumas vezes por ano, depois é só dieta:)

      Eliminar
  8. Agora depois do cafezito ia uma fatia :)
    Muito lindo deve ser delicioso.

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Está lindo Formiguinha! Tudo o que fazemos com amor só pode ficar bom. Eu também adoro Bolinhos assim! Ficam super fresquinhos e deliciosos !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cris:)
      O meu amor de mãe transbordava pelo bolo. Nota-se???:)

      Eliminar
  10. QUERIDA FORMIGUINHA,
    O BOLO FICOU LINDO COM CERTEZA FEZ MUITO SUCESSO
    E AGRADOU A TODOS!
    A FATIA ESTÁ UMA TENTAÇÃO, HUMMMMM!

    BEIJOS ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada:)

      Agradou sim e fez um sucesso delicioso:)

      Eliminar
  11. Ficou maravilhoso Formiguinha, lindo mesmo :)) Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Em primeiro lugar os meus sinceros parabens ao teu filhote, mais vale tarde que nunca.

    o bolo ficou lindissimo amiga adoro tudo o que leva chantilly e este bolinho arrasou, parabens!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Então muitos parabéns ao teu filhote!

    Se tu soubesses a quantidade de morangos e chantily que eu já comi este ano.... Uii, e agora queria voltar a ter o meu peso, pois.
    A minha mãe faz um bolo parecido, não com a mesma receita, mas sim com o mesmo aspecto, ehehhe e é delicioso! Fica muito fresco e come-se bem a qualquer altura.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida:)

      Aproveita bem a época de morangos porque só agora é que eles sabem a morangos. Eu estou a fazer o mesmo:)

      Eliminar
  14. Ai que bem que ia!!! Fresquinho então que delicia!
    Não me lembro já se lhe dei os parabéns, mas aqui fica novamente, parabéns ao pequeno e aos papás! Saúde a todos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Um bolinho maravilhoso!
    Adoro com os morangos e bem fresquinho é delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. O importante é que tenha ficado bom e que com toda a certeza foi feito com muito carinho! A mim parece-me muito bem! Bjoca

    ResponderEliminar
  17. Adorei o bolinho, está tao lindo , que acho que no fim de semana vou copiar, a receita parece bem simples e tem um ar bem delicioso, irresistivel, adorei, adorei.beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Copia à vontade mas depois quero ver:)
      Obrigada!

      Eliminar
  18. Que delícia Formiguinha! Parece-me mesmo bem!

    ResponderEliminar
  19. Ora Formiguinha querida, esse bolo esta lindo lindo lindo, tanto por dentro como por fora... para os nossos filhos é feito com amor nem que seja só um pao de ló!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. ficou mesmo mt bonito e para mim a decor esta prefeita gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  21. Formiguita minha doce amiga, esse bolo sem dúvida nenhuma é o melhor que há, morangos com chantilly é o meu preferido e ficou lindo sim, essa fatia ficou de babar, e a caldinha deve ter ficado bem suave. Gostei ah se gostei...beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Josy:)
      Adoro os seus comentários:):):)

      Eliminar
  22. Olá minha querida Formiguita!!!

    Lá estás tu a deixar-nos com água na boca não é?? Então isso faz-se??
    O bolo ficou com um aspecto óptimo, meu filho haveria de lamber os beiços, ele adora tudo o que tenha morangos.

    Beijinho grande minha amiga!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que se faz, assim tens de experimentar e fazer.
      Agradas a tua boca e a do teu filhote:)
      Obrigada!

      Eliminar
  23. Formiguinha.
    Que delicicia de tentação esse bolo!!!! Chantilly com morangos e pepitas de chocolate...Divino... e ainda com doce de morangos, não foi à toa que foi super elogiado. Um belo bolo para um belo filho feito por uma bela mãe. Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo delicioso e com uma combinação perfeita:)
      Obrigada!

      Eliminar
  24. hmmmmmmmm é meu este pedaço de bolo?
    Hmmmmm
    Amiga estou sabendo que da época dos morangos por aí. Bom pra aproveitar!
    E tens toda razão: morango + chantilli = perfeito
    Beijos com saudades
    Canela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim podes pegar:)
      Estou me deliciando com tantos morangos, vou aproveitar enquanto há:)

      Eliminar
  25. Parece delicioso, passando para levar um pedaço rsrsrsrsrs
    Gosto muito desses bolos frios em qualquer época do ano.
    Bjs e bom dia Formiguinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É delicioso!
      Prova o pedaço e diz alguma coisa:)

      Eliminar
  26. Olá Formiguinha:)
    Eu concordo, a combinação de morangos e chantilly é das mais deliciosas!!
    E em bolos fica maravilhosa, já imagino a delícia que esse deve ter ficado!!
    Para além de bonito, que ficou um encanto:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olha que está muito bonito.
    Euzinha faço anos no domingo, aceito uma fatia, ou um bolo todo....
    jocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Infelizmente li o comentário tarde demais:)

      Eliminar
  28. Formiguinha que bolo lindo...que pena que acabou...rsrsr
    Parabéns...
    bjos
    Ke

    ResponderEliminar
  29. Que lindo ficou o teu bolo, Formiguinha, por dentro e por fora...irresistível!
    Gosto muito de bolo com chantilly e morangos...hmmmm
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde Formiguinha

    Uma formiga cansada não é habitual, deve mesmo ser do tempo esquisito.

    Obrigado por me seguir.

    Quanto á sua batalha com a máquina, isso com a prática vai lá, tenho alunas que não sabiam coser e agora já cosem bem, boa sorte, se precisar de ajuda virtual também se dá um jeitinho,se morar por perto , venha cá que é mais fácil.

    Até outro dia,bom fim de semana
    Bjnhs
    Isaura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas infelizmente esta Formiguinha anda mesmo cansada, a precisar de férias:)

      Obrigada pela ajuda!

      Beijinhos

      Eliminar
  31. O aspecto é fantástico, dá para ver que estava belíssimo de certeza :D
    beijinho

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...