quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bolo com chantili e morangos


Olá!

Para celebrar o aniversário do meu filho e para aproveitar a época dos morangos fiz o bolo
do costume; postado aqui e aqui; e decorei com chantili e morangos.
Ficou um bolo fofo, fresquinho e muito delicioso.
E haverá combinação mais perfeita para os morangos e chantili?
Penso que não!


Tenho que aperfeiçoar a decoração! Foi feita em cima da hora porque não sabia muito bem
como decorar o bolo. Só depois de ver os morangos e as natas é que me surgiu a ideia.
A pressa é inimiga da perfeição mas no final ficou super delicioso e foi muito elogiado.



Ingredientes:

  • 7 ovos
  • 3 colheres (sopa) de água morna
  • 240 gr. de açúcar
  • 150 gr. de farinha com fermento

Fiz assim:
Pré-aqueci o forno a 180º.
Barrei um tabuleiro rectangular com margarina, forrei com papel vegetal e pulverizei com óleo
em spray da Espiga. Reservei.
Numa taça juntei os ovos inteiros com a água morna e bati durante alguns minutos até ficar bem
misturado. Adicionei o açúcar e bati durante 15 minutos, até a massa crescer e ficar fofa.
Por último, envolvi muito delicadamente com uma colher de pau a farinha peneirada.
Coloquei a massa no tabuleiro e levei a cozer no forno durante 30 minutos. Fiz o teste do palito
para verificar se o bolo estava cozido.
Desenformei o bolo e deixei arrefecer. (arrefeceu durante toda a noite porque foi feito no dia anterior).

Para rechear o bolo fiz uma calda de morangos que ficou soberba.
De uma caixa de 500 gr. de morangos tirei 400 gr. para a calda. Os restantes foram para a decoração.
Fiz assim:
Lavei e arranjei 400 gr. de morangos e parti aos quartos.
Coloquei numa caçarola e adicionei 150 gr. de açúcar e sumo de 1/2 limão.
Levei ao lume a levantar fervura e deixei ferver por 10 minutos mexendo de vez em quando para
não agarrar.
Quando ficou com a consistência de calda retirei do lume e deixei arrefecer.

Entretanto bati duas embalagens de 200 ml de natas (sem lactose) em chantili e adocei a gosto.
Reservei no frigorifico.
Ás restantes 100 gr. de morangos laminei-os com a ajuda do cortador de ovos.





Montagem do bolo:
Parti o bolo ao meio, coloquei uma parte no tabuleiro de servir e barrei com chantili. Por cima
coloquei a calda de morangos.
Sobrepus a outra metade do bolo e cobri com o restante chantili. Decorei com os morangos
laminados e algumas pepitas de chocolate.
Pronto para servir!








Aqui, apresento três posições diferentes da mesma fatia. A única que sobrou para a foto.

A massa deste bolo fica com uma consistência muito suave e húmida. É a preferida da Casinha.

A calda de morangos, que adorei, fica tão deliciosa que é-me impossível descrever.
A doçura dos morangos, que se sentiam ao trincar, misturada com as natas fresquinhas tornaram
o bolo perfeito. Não é um bolo para comer mas sim para saborear.


Aproveito para agradecer as felicitações deixadas ao meu filho.
E agradeço também quem por aqui passou (e passa) e nada comentou.
Muito obrigada!


Continuação de uma óptima semana!
Beijinhos;


62 comentários:

  1. Manda vir uma fatiazinha para mim...que bom aspecto :)
    Já agora parabéns atrasados ao filhote, não vi o post ( este blogger anda maluco!!)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Oi, certamente encantou todos os convidados pois o bolo ficou lindo, muito colorido e certamente delicioso (os elogios foram merecidos).
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Que lindo e deve ter ficado delicioso beijos

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso esse bolinho... e para comemorar uma data especial, melhor ainda...
    Parabéns atrasados ao filhote :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Formiguinha!
    O teu bolo ficou lindíssimo e certamente delicioso...um beijinho e resto de uma boa semana:))

    ResponderEliminar
  6. Formiguinha, o bolo ficou fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Esse bolo está com um aspecto maravilhoso que enche as vistas!
    eh eh eh

    Devia estar delicioso!

    Eu aqui a comer saladinha por causa da boa forma e entro aqui e deparo me com um bolo destes!
    Não há condições!! ah ah ah

    Beijinhos Formiguinha
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Só se come algumas vezes por ano, depois é só dieta:)

      Eliminar
  8. Agora depois do cafezito ia uma fatia :)
    Muito lindo deve ser delicioso.

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Está lindo Formiguinha! Tudo o que fazemos com amor só pode ficar bom. Eu também adoro Bolinhos assim! Ficam super fresquinhos e deliciosos !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cris:)
      O meu amor de mãe transbordava pelo bolo. Nota-se???:)

      Eliminar
  10. QUERIDA FORMIGUINHA,
    O BOLO FICOU LINDO COM CERTEZA FEZ MUITO SUCESSO
    E AGRADOU A TODOS!
    A FATIA ESTÁ UMA TENTAÇÃO, HUMMMMM!

    BEIJOS ♥

    ResponderEliminar
  11. Ficou maravilhoso Formiguinha, lindo mesmo :)) Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Em primeiro lugar os meus sinceros parabens ao teu filhote, mais vale tarde que nunca.

    o bolo ficou lindissimo amiga adoro tudo o que leva chantilly e este bolinho arrasou, parabens!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Então muitos parabéns ao teu filhote!

    Se tu soubesses a quantidade de morangos e chantily que eu já comi este ano.... Uii, e agora queria voltar a ter o meu peso, pois.
    A minha mãe faz um bolo parecido, não com a mesma receita, mas sim com o mesmo aspecto, ehehhe e é delicioso! Fica muito fresco e come-se bem a qualquer altura.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida:)

      Aproveita bem a época de morangos porque só agora é que eles sabem a morangos. Eu estou a fazer o mesmo:)

      Eliminar
  14. Ai que bem que ia!!! Fresquinho então que delicia!
    Não me lembro já se lhe dei os parabéns, mas aqui fica novamente, parabéns ao pequeno e aos papás! Saúde a todos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Um bolinho maravilhoso!
    Adoro com os morangos e bem fresquinho é delicioso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  16. O importante é que tenha ficado bom e que com toda a certeza foi feito com muito carinho! A mim parece-me muito bem! Bjoca

    ResponderEliminar
  17. Adorei o bolinho, está tao lindo , que acho que no fim de semana vou copiar, a receita parece bem simples e tem um ar bem delicioso, irresistivel, adorei, adorei.beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que delícia Formiguinha! Parece-me mesmo bem!

    ResponderEliminar
  19. Ora Formiguinha querida, esse bolo esta lindo lindo lindo, tanto por dentro como por fora... para os nossos filhos é feito com amor nem que seja só um pao de ló!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. ficou mesmo mt bonito e para mim a decor esta prefeita gostei mt bjs

    ResponderEliminar
  21. Formiguita minha doce amiga, esse bolo sem dúvida nenhuma é o melhor que há, morangos com chantilly é o meu preferido e ficou lindo sim, essa fatia ficou de babar, e a caldinha deve ter ficado bem suave. Gostei ah se gostei...beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida Josy:)
      Adoro os seus comentários:):):)

      Eliminar
  22. Olá minha querida Formiguita!!!

    Lá estás tu a deixar-nos com água na boca não é?? Então isso faz-se??
    O bolo ficou com um aspecto óptimo, meu filho haveria de lamber os beiços, ele adora tudo o que tenha morangos.

    Beijinho grande minha amiga!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que se faz, assim tens de experimentar e fazer.
      Agradas a tua boca e a do teu filhote:)
      Obrigada!

      Eliminar
  23. Formiguinha.
    Que delicicia de tentação esse bolo!!!! Chantilly com morangos e pepitas de chocolate...Divino... e ainda com doce de morangos, não foi à toa que foi super elogiado. Um belo bolo para um belo filho feito por uma bela mãe. Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo delicioso e com uma combinação perfeita:)
      Obrigada!

      Eliminar
  24. hmmmmmmmm é meu este pedaço de bolo?
    Hmmmmm
    Amiga estou sabendo que da época dos morangos por aí. Bom pra aproveitar!
    E tens toda razão: morango + chantilli = perfeito
    Beijos com saudades
    Canela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim podes pegar:)
      Estou me deliciando com tantos morangos, vou aproveitar enquanto há:)

      Eliminar
  25. Parece delicioso, passando para levar um pedaço rsrsrsrsrs
    Gosto muito desses bolos frios em qualquer época do ano.
    Bjs e bom dia Formiguinha!

    ResponderEliminar
  26. Olá Formiguinha:)
    Eu concordo, a combinação de morangos e chantilly é das mais deliciosas!!
    E em bolos fica maravilhosa, já imagino a delícia que esse deve ter ficado!!
    Para além de bonito, que ficou um encanto:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olha que está muito bonito.
    Euzinha faço anos no domingo, aceito uma fatia, ou um bolo todo....
    jocas

    ResponderEliminar
  28. Formiguinha que bolo lindo...que pena que acabou...rsrsr
    Parabéns...
    bjos
    Ke

    ResponderEliminar
  29. Que lindo ficou o teu bolo, Formiguinha, por dentro e por fora...irresistível!
    Gosto muito de bolo com chantilly e morangos...hmmmm
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde Formiguinha

    Uma formiga cansada não é habitual, deve mesmo ser do tempo esquisito.

    Obrigado por me seguir.

    Quanto á sua batalha com a máquina, isso com a prática vai lá, tenho alunas que não sabiam coser e agora já cosem bem, boa sorte, se precisar de ajuda virtual também se dá um jeitinho,se morar por perto , venha cá que é mais fácil.

    Até outro dia,bom fim de semana
    Bjnhs
    Isaura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas infelizmente esta Formiguinha anda mesmo cansada, a precisar de férias:)

      Obrigada pela ajuda!

      Beijinhos

      Eliminar
  31. O aspecto é fantástico, dá para ver que estava belíssimo de certeza :D
    beijinho

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...