terça-feira, 2 de julho de 2013

Bolo tipo inglês com alperces secos


Olá!

Tinha uns alperces secos que comprei numa promoção do Pingo Doce e estavam destinados a um bolo.

Gosto muito de frutos secos! Aliás, na minha Casinha todos gostamos. E tive de conter a minha gula e dos meus formigos para não devorarmos os alperces de uma só vez.

Depois de pesquisar na net bolos com alperces a receita que mais me convenceu foi esta do blog 100% Açúcar, fiz algumas alterações ao gosto dos formigos.

Aproveitei para experimentar a levedura química da Vahiné que confere uma esponjosidade prolongada aos bolos. Eu aprovei!


Ingrediente:
  • 3 ovos
  • 150 gr. de açúcar
  • 160 gr. de farinha Branca de Neve
  • 100 gr. de margarina
  • Alpreces secos q. b.
  • 1 Saqueta de levedura química da Vahiné
  • Amêndoas laminadas


Uma hora antes de preparar o bolo coloquei os alperces numa taça com água para amolecerem.
Entretanto, pré-aqueci o forno a 200ºC.
Numa taça bati os ovos inteiros com o açúcar até ficar uma massa fofa  e esbranquiçada, normalmente 10 minutos com a batedeira.
Incorporei delicadamente com a colher de pau a farinha e o fermento.
Derreto a margarina no microondas e misturo na massa.
Por último, retiro os alperces da água e seco com papel cozinha. Corte aos pedaços pequeninos e junto à massa.




Verto para uma forma de bolo inglês untada com spray Espiga e polvilho amêndoa laminada por cima. 
Levo ao forno até cozer. Penso que não chegou aos trinta minutos e mesmo assim queimou um bocadinho.





Ficou um bolo muito delicioso! Fez muito sucesso!
Ficou fofo, macio, húmido e com o gostinho bom dos alperces.





Não sei se foi da levedura mas que ficou com aspecto esponjoso, lá isso ficou.
No dia seguinte, igualmente delicioso.




Ficou com uma linda cor - dos ovos caseiros das galinhas dos meus pais.
Eles também provaram e gostaram.
É para repetir!

Boa semana!
Beijinhos;

41 comentários:

  1. Que bolo rico e fofo.Aposto que não sobrou nenhuma migalha;)
    bjns

    ResponderEliminar
  2. Mas que apetitoso ficou o teu bolo, fantástico!

    ResponderEliminar
  3. Um aspecto delicioso e olha que não aprecio frutos desses, mas comia !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas acredita que são uma delícia! E são bons para a memória:)

      Eliminar
  4. Ai Formiguinha, ficou com uma textura maravilhosa! Gostei MUITO!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro alperces secos mas nunca encontrei uma promoção, acho que são super caros:)
    Mas este bolo está com uma cor muito linda e a textura dele é fantástica, adorei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do teu bolinho, imagino como será o sabor.
    Gosto de usar alperces secos, já experimentaste no pão? é delicioso.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No pão ainda não experimentei mas fiquei curiosa, a experimentar:)
      Obrigada pela dica!

      Eliminar
  7. Olá!
    Gosto muito de bolos com frutos secos e este bolo ficou com um aspecto delicioso... a receita vai comigo! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Excelente aspeto.
    Vou levar a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Formiguinha!
    Saudades!
    A primeira coisa que me chamou a atenção foi exatamente a cor da massa.
    Maravilhosa!
    Logo imaginei que havia sido feita com ovos caseiros.
    Adoro bolos como esse!
    O seu ficou com um ótimo aspecto!
    Vou levar a receita comigo e adaptá-lo aos ingradientes daqui.
    Beijo grande, fique com Deus minha amiga querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abençoadas galinhas dos meus pais que dão uma maravilha de ovos. É um consolo poder saboreá-los de diversas formas:)

      Eliminar
  10. humm ficou um bolo mt fofinho e mt a meu gosto pois adoro bolos assim ja mt tempo que nao faço gostei mt do teu bjs e uma feliz semana

    ResponderEliminar
  11. olá formiguinha delicia de bolo adoro damasco bjs Rosinha

    ResponderEliminar
  12. Adoro bolo tipo inglês..o seu está com uma aparência ótima.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  13. Ficou com um ar maravilhoso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Formiguinha,
    Gosto muito de alperces, os bolos de alperces ficam deliciosos, com ovos caseiros melhor ainda, o bolo ficou lindo, boa receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  15. Bom dia minha formiguinha mais linda de Portugal...

    Uauu que bolo maravilhosos... eu nao sou mto fa de frutos secos, mas olha que comeria de bom grado uma generosa fatia do teu bolinho... que maravilha

    Nunca experimentei a levedura quimica da vanie mas vou experimentar!!!

    Beijocas

    MArgarida

    ResponderEliminar
  16. ahh este já é cá dos meus...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Bem este bolinho era benvindo agora com este café,...que lindo que ficou!!
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/07/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  18. Formiguinha querida.
    Acho que já falei que adoro bolos com frutas tanto secas como frescas ou em calda. Dão um sabor inigualável ao bolo.
    Adorei este teu me pareceu mesmo muito fofinho e na medida certa de frutas e com esses ovos a cor ficou ainda mais bonita.
    Delicioso este deve ser o nome do bolo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro bolos com frutos - ficam mais deliciosos e húmidos:)

      Eliminar
  19. Que bom aspecto!! Tem um ar meio húmido deve ser delicioso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ficou um bolinho muito apetitoso!!! :) sou mesmo gulosa!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Bom dia de sábado!!!
    Misturando tudo acabou nisso ai
    uma delicia de bolo bem amarelinho deve terficado com um sabor divino
    Abraços de bom final de semana
    Bjus
    Rita!!!

    ResponderEliminar
  22. uau minha amda mas que delicinha amei bjinhos doces

    ResponderEliminar


  23. Todos os dias Deus nos dá um momento em que
    é possível mudar tudo que nos deixa infeliz
    e tristes.
    Para isso precismos ter esperança e acima de
    tudo muita fé .
    Com esperança e fé tudo pode mudar dentro de nos
    as coisas boas começa acontecer mudando toda nossa existência.
    Esse é um instante mágico quando passamos a ter fé porque Deus
    vem habitar dentro do nosso coração.
    Beijos no coração,Evanir.

    ResponderEliminar
  24. Olá Formiguinha, :)

    Fico sempre com a sensação de que já comentei as tuas publicações, mas depois venho aqui e não vejo o comentário e leva-me a crer que sonhei, ou coisa que o valha ! :(

    Ficou super apetitoso o teu bolinho com alperces, enriquecido pelos produtos da Vahiné ! :) Perfeito para um lanchinho a acompanhar um sumo fresco que o calor não dá tréguas !

    Também andam para lá uns perdidos na minha dispensa, tenho de lhes dar uso urgentemente ! :)


    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente demoro algum tempo a publicar os comentários mas este ainda não tinhas comentado:)

      Obrigada! É bolo para repetir:)

      Eliminar
  25. Ficou tão bonito e dá água na boca, parabéns! Anotei!
    Beijos e te desejo um ótimo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  26. Então não há novidades na casinha da formiga??

    ResponderEliminar
  27. Passando para te desejar uma ótima quinta!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  28. Vou já ver o chá! Eu levo o bolo e tu ofereces o chá. Combinado?

    ResponderEliminar

A Formiguinha agradece a visita e comentário na Casinha.
Voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...